Como vejo o Trading?

Boas malta,

Hoje venho-vos escrever sobre que forma vou abordar o mercado neste regresso à betfair e como olho o trading. Espero não fazer um post muito longo mas ao mesmo tempo útil e EV+.

Antes que tudo, sempre encarei o trading como um hobby [como tenho escrito no blogue e facebook]. Não estou à espera de ficar rico e viver do trading mas também não quero perder dinheiro. O facto de gostar mesmo muito de ver desporto, especialmente futebol, torna-se fácil gostar de fazer trading. Aliando o facto de estarmos ainda mais envolvidos no evento em questão com a possibilidade de retirar algum rendimento, testarmos a nossa capacidade de análise e auto controlo é algo que me fascina e motiva a querer trabalhar mais e mais. Algumas pessoas que me conhecem pessoalmente entendem perfeitamente a parte da análise [mercado e jogo] e auto controlo [a tal disciplina], pois são duas características que tento melhorar no meu dia a dia e que considero fundamentais na nossa vida.

Este regresso à Betfair não será diferente do que escrevi em cima. Vou abordar o mercado com cautela e não dar passos demasiados grandes que a minha perna, pois é hobby muito volátil e que um erro pode-me custar muito ou deitar por água todo o meu esforço.

Quem ler isto pode pensar que nunca meti o pé na poça ou que apenas estou a dizer o que os outros dizem. Errado! Eu já vivo perto das apostas desportivas, trading e punting, desde 2012 e poker desde 2008. Pelo meio já joguei muitas vezes à lerpa, sobe e desce e outros jogos que envolvem dinheiro. Apesar de ter sido sempre com quantias pequena [nunca mais de 3€ por semana] já presenciei muita coisa, mesmo muita. E sim, já perdi dinheiro nestes jogos todos como a maior parte das pessoas! Quanto perdi? Não sei, mas acreditem que não passou dos 50€ e olhem que já ando nisto desde 2008. Quanto ganhei? Não mais de 50€, ou seja, acredito que esteja em perca mas perto do break-even. Dentro de tudo o que vivi, aprendi com o erro de muitos e o sucesso de outros, pois só assim conseguia retirar o melhor proveito da situação em questão.

Consigo compreender perfeitamente o sentimento de muitos, especialmente os que se estão a iniciar no trading ou em outro qualquer jogo que envolva dinheiro: Ao pesquisar sobre o trading facilmente nos deparamos com prints ou situações que envolveram ganhos [especialmente avultados] ou perdas. A nossa tendência é não ligarmos às perdas, pois o nosso cérebro como é normal apenas quer ver coisas boas! O mesmo se aplica quando temos perdas, a nossa tendência após digerirmos a perda é esquecer e não analisar e tomar nota dos nossos erros. E sim, temos de ser honestos connosco [nem que seja mesmo só connosco] e analisar e identificar os nossos erros, caso contrário estamos a enganar-nos e será o caminho para errarmos novamente. Como disse anteriormente, os nossos olhos vão inclinar-se para os ganhos e vamos pensar que é fácil. Errado! Sei que já devem ter lido isto ou até ouvido que o trading não é fácil mas acho que não custa nada relembrar novamente, nem que seja apenas para mim! Acreditem, não é mesmo fácil! Mas atenção, não estou a dizer para não olharem para possíveis ganhos, utilizem-nos é de uma forma diferente: Motivação. "Um dia quero chegar aquele nível!". É isto que têm de pensar mas também têm de pensar que para lá chegar temos de ter calma, pois Roma não se construiu em um dia. Cada um tem de ir ao seu ritmo, dar os seus saltos e ter as suas quedas, pois só assim aprendemos. Eu próprio tenho de dar muitas quedas, mas se estiver focado e for disciplinado, certamente que conseguirei evitar algumas e superar outras com maior facilidade. Os grandes traders, temos muito em Portugal, para chegar ao nível que apresentam batalharam muito, acreditem. E podem mesmo acreditar em mim, pois felizmente conheço alguns e sei do que falo.

Se quiserem mesmo fazer trading, não vos falta informação e conteúdo para começarem e evoluírem. Agora não queiram é vir para o trading com a mentalidade que é fácil e que vão ganhar dinheiro assim tão facilmente que vos leve a investir centenas de euros, por favor, não façam isso.

Não sei se a minha abordagem é a melhor, mas é a minha opinião:
Banca de 100€, stake de 20€. Nos primeiros tempos não vou utilizar mais que um stake no mercado, até me sentir confortável para tal, pois não quero estar sujeito a situações desconfortáveis provocadas por mim. Match Odds, pois é o mercado que melhor conheço e o que me faz sentir mais à vontade. LaLiga, Bundesliga, Premier League, Liga Italiana, Liga Francesa, Champions e Liga Europa, são estas as minhas ligas. São as equipas e o futebol que melhor conheço. Com isto tudo, porque inventar? Se assim já vou cometer erros, fará tivesse em ligas que não conhecia, mercados que me deixam desconfortáveis ou uma gestão de banca que me deixa receoso.

Claro que só tenho uma visão tão clara e precisa porque já lido com o trading à algum tempo e já explorei outras ligas, mercados e desportos mas tudo com uma banca menor! E sim, perdi dinheiro em todas as minhas experiências. Se rebentei a banca? Nunca, pois até ao dia de hoje sempre tive auto controlo para não o fazer. Ou seja, o dinheiro que perdi no trading considero como um investimento de aprendizagem, agora vejamos se vou conseguir estabilizar e evoluir para terrenos positivos. Mas sempre com o mesmo pensamento: O trading é um hobby, nada mais. Mas um hobby que levo a sério.

O texto já vai longo e ao início era apenas para mostrar um pouco da minha visão sobre o trading e como vou encarar o mercado. Acabei por estender um pouco mais, mas penso que valha a pena.

O que acharam? Foi útil para vocês? Querem mais textos deste tipo?

Grande Abraço e Bons Greens,
Miguel Tomás

Comentários

  1. Excelente texto Miguel, parabéns. Tal como disseste, não deste novidade nenhuma mas falaste em coisas que nunca são demais falar. Existem uma série de princípios que devemos interiorizar para ter sucesso no trading que foi o que tu falaste. Muita gente pensa que é chegar à Betfair e começa logo a ganhar dinheiro, mas não é nada disso, pelo contrário, tem que se batalhar muito. Deixo apenas alguns conselhos para quem está a começar... ser humilde o suficiente para admitir quando erra; ter paciência (é preciso muita); ter dedicação; e não ligar aos ganhos dos grandes traders, porque o que interessa não é onde estão agora e sim o caminho que tiveram que percorrer para chegar onde estão. Com este ultimo ponto quero dizer que pesquisem os primeiros passos desses traders e vejam com atenção o que eles fizeram desde o inicio. E sigam também traders com um pouco mais de experiência do que vós, mas não muita para que possam aprender com a experiência recente deles.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, é sempre bom ler artigos de quem já a anda nestas andanças há algum tempo, por isso considero o teu texto (opinião), útil. Tenho algum interesse em aprender trading, mas por enquanto ainda não consigo me iniciar nessa área. Contudo, conto contigo e as tuas opiniões para aprender e esclarecer as dúvidas que possam surgir quando me iniciar no trading. Grande abraço.

    João Marques

    ResponderEliminar
  3. Paulo R. del Concettione22 de novembro de 2016 às 22:40

    Excelente blog..excelente artigo..concordo..as duas palavras mais importantes no trading: rigor e disciplina..é para mim o maior obstáculo no trading.. quem não tiver disciplina..não tem sucesso! Eu não tive sucesso..a pergunta que faço a mim mesmo é se foi preciso ter várias quedas e das grandes para ganhar disciplina? só futuro dirá...estarei sempre atento ao blog..gosto..espero que continues..abraço..bons greens..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo se houver rigor da tua parte e tambem tiveres jeito para o trading é meio caminho andado para acabar com as quedas que falas. No meu caso acho que o fato de ser uma pessoa cautelosa e não gostar muito d arriscar ajudou me muito nesse aspeto de só arriscar mais pela certa. Ir devagar é o conselho que dou mesmo que se ganhe 10 ou 20 cent num dia. Os dias maus tem sempre o aspeto positivo de ajudar a identificar os erros e isto e extremamente importante.

      Eliminar
  4. Boas Miguel.

    Vou tentar dar o meu contributo para quem se inicia no mundo de trading. Primeiro de tudo atualmente não estou no ativo devido à betfair ter saído do país e com um pequeno de 2 anos é impossível dedicar a 100%, pois ou estás totalmente focado ou então é meio caminho andado para dar mau resultado.

    Falando agora da minha experiência que não é nada por aí além, comecei nesta atividade apenas para ganhar uns trocos, pois tenho trabalho full time que não dispenso e que me dá garantias. De inicio tudo muito bonito, muito pouca experiência e numa primeira fase acabei por perder algum dinheiro(talvez uns 50-100 euros) dado que ainda estava também a conhecer este novo mundo.

    Dado que me considero um apostador que não gosta de correr grandes riscos (tento apostar mais pela certa), decidi fazer novo investimento mas desta vez mais baixo e começou com a misera quantia de 10 euros com o pensamento "se der dá, se não der azar e fico por aqui".

    Comecei na altura a estudar melhor os mercados e verificar as alturas em que conseguia apostar com mais segurança, até que comecei a adaptar-me a mercados pre live que tivessem características especificas e nos jogos de futebol com liquidez, na altura dos 15 minutos de intervalo das partidas, mais especificamente no mercado Correct Score (estudando as tendências do mercado para o jogo especifico consegue-se por vezes fazer algum lucro mesmo que seja no intervalo- chegava a fazer por vezes 10-20 euros por intervalo quando já tinha uma banca considerável).

    E assim com 10 euros(de inicio de forma muito lenta) consegui chegar a uma banca de 1000, conseguindo obter lucros razoáveis durante talvez 3-4 anos.

    Após já ter uma banca razoável, entrei algumas vezes também no mercado dos golos acompanhando os últimos minutos dos jogos por stream, conseguindo também alguns ganhos.

    O mercado Match Odds que é o teu mercado de eleição, sou sincero mas acho que não tenho muito jeito, pois apesar de gostar de futebol, não tenho paciência para acompanhar os jogos de futebol durante muito tempo.

    Felizmente por ser um apostador que joga mais pela certa, faz-me ter algum controlo na altura de apostar, não sendo muito impulsivo.

    Não tenho ambição de chegar ao nível dos traders de topo, mas sim ambição de ir evoluindo aos poucos e ter os pés assentes no chão.

    Só com dedicação se consegue atingir patamares médios-elevados e tive e batalhar por isso para conseguir lucros consistentes.

    Boa sorte e boa evolução para este teu projeto

    Abraço

    LC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Resumo do Mês: Janeiro

15% da Stake em Green

Um Pequeno Guia Para O Trading