Rombo dos Grandes + Dúvida

Olá a todos,

Hoje foi um dia difícil e levei um grande rombo na banca:


Não fazia trading à dois dias e até estava ansioso, pois andava confiante. Comecei no jogo alemão que tinha mais liquidez em pré-live. Comecei em Lay/Back ao Aue, pois o Fortuna estava a fazer pressão alta e a trocar bem a bola no ataque. A determinada altura fechei metade da stake que tinha em Lay, ou seja, 10€ . Fiz este movimento com a intenção de colocar esses 10€ em Back ao Fortuna, mas o Aue acaba por fazer o 0-1 numa boa transição ofensiva, deixando me com 3€ de red. O Fortuna empata, onde estava fora do mercado. Entrei novamente em Lay ao Aue, fizeram o 1-2 e fico com um red de 10€. A defesa do Fortuna estava mal e tinha comentado no TS, mas demorei a fechar a posição no ataque do Aue. Num canto favorável ao Fortuna, entro em Lay ao Aue, com a intenção de fechar mal batessem o canto, acontece que fiquei sem luz (o quadro disparou) e só voltei a ter net quando o jogo já estava 1-3. Fechei assim com red de 24€ e fui para o jogo do Bochum, que estava 1-1. Vi um Bochum melhor e coloco um stake em Back, andando assim os minutos finais da primeira parte a explorar o Back/Lay, mas acabaram por fazer o 2-1, deixando a minha stake na contagem. Voltei para a segunda parte do Fortuna, onde andei a trabalhar o Lay/Back, tentando estar em quase todos os lances de ataque do Fortuna (bolas no poste, golos falhados em frente à baliza, grandes defesas do guarda redes do Aue), mas a pouca experiência nesta abordagem de mercado fez com que aumentasse o meu red em quase 1 stake, deixando me assim com 40€ de red. Quando já eatava 2-3, coloquei 3€ em Lay ao Aue, onde o empate do Fortuna me eliminava o red e conseguia ter 20€ de green (Por acaso até ia havendo empate, mas não se verificou).

Dia bastante complicado, afetou me emocionalmente e não fiz mais nenhum jogo, pois a probabilidade de cometer erros era grande. Sinceramente, estou confuso. Perdi o lucro do mês de Janeiro, tenho 160€ na betfair, significa que voltei novamente ao início, mas desmotivado, pois sei que vou levar o resto do mês a recuperar o prejuízo. A minha actual abordagem do mercado gera me greens de pequena dimensão para tal red (foi um red especial, pois não é comum ser apanhado em 3 golos de 5). É verdade, podia ter ficado com 20€ de red, mas tentei procurar o golo do empate (onde o Fortuna entrou com vontade), mas não correu bem e a minha inexperiência levou-me a um maior red.

Nunca falei isto no blogue, mas como é obvio tenho objectivos a longo prazo, onde um deles é alcançar uma banca de 1000€, é algo que tenho definido desde à muito tempo. Já eliminei as percentagens diárias que tinha definido no meu Excel e acredito que me ajudou a melhorar o meu trading, mas o facto de ter essa quantia na cabeça por vezes leva me a estar ainda demasiado tempo no mercado, como aconteceu no 1-2 do Aue. Infelizmente defini tal objectivo e é algo difícil de eliminar mentalmente. Sei que estou num período de aprendizagem e numa maratona, onde as vezes tenho de descer 2 degraus para subir 3.

Com isto, quero perguntar a todos os meus colegas/amigos do trading e mais experientes o que me aconselham entre estas duas hipóteses:
1 - Continuar com a mesma abordagem que tenho vindo a ter, onde vou voltar a usar uma stake de 15€.
2 - Levantar 60€ da betfair, onde irei ter uma banca de 100€ e procurar rentabilizar ao máximo as várias oscilações das odds, onde poderei usar como stake qualquer valor da banca (até 100€, se bem que ao início não usarei esse valor, pois requer alguma habituação). Esta gestão de banca é/será muito parecida com a do Roberto Teixeira. Ao final de cada jogo, transferia o valor acima dos 100€ para a conta Australiana, onde levantaria no final do dia o dinheiro que lá tivesse. Esta opção porque: Dos quase 100 jogos que fiz até agora, sem ser golos a meu favor, consigo retirar boas rentabilidades com as várias oscilações de odds que existe ao longo de um jogo e apenas com uma stake. Qual o maior problema a curto prazo: ser apanhado num golo e ter um red quase de 100% da banca. Certamente tentarei evitar isto, realizado o maior número de transações possíveis e dividir a stake em várias de 20€.

Esta última opção é de risco elevado, mas estou em fase de aprendizagem e é aqui que se experimenta outras abordagens, tenho receio é que esteja a fazer uma mudança muito drástica e que seja demasiado baseada no red que tive hoje. Tenho medo de não estar a ser totalmente imparcial.
Sendo assim, pedia a vossa opinião e que conselhos me dão.

Obrigado desde já :) Peço desculpa pelo longo post.

Cumprimentos,
Miguel Tomás

Comentários

  1. Acho que tens que continuar a fazer aquilo q tens feito. Ok tiveste um red maior, ja todos tivemos, so tens é que saber lidar com isso e amanha é outro dia para fazeres tudo normalmente. Aconselho-te a esqueceres para ja trabalhar com responsabilidade fixa, acho que deves abrir um mercado que vas trabalhar, selecionas 10/15/20% da banca tu é que sabes, e vais trabalhando. Assim penso ser a melhor forma de cresceres exponencialmente essa banca, quando chegares a um valor que ja nao te sentes tao confortável, passas a usar responsabilidade fixa, 50/100, whatever....

    Um abraço do teu amigo Simeone

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simione ;)

      Obrigado pelo teu comentário.

      Segui o teu conselho, deixei o red para trás (analisei o que fiz de bem e mal) e continuei a trabalhar como vinha a fazer até agora. Comecei então a cada jogo que faço, olhar para a banca e seleccionar 10% da mesma, ou seja, durante um dia, posso utilizar diferentes stakes. É uma gestão de banca que tenho utilizado desde Sábado e tenho vindo a gostar.

      Um grande abraço e bons greens :D

      Eliminar
  2. Olá Miguel,

    Imagino como deves estar desmotivado após este mau dia. Custa a ganhar mas para perder, pode ser num instante. Uma das coisas que faço, se tenho um red num jogo, não aposto mais nesse jogo. Não é que eu tenha mais experiência do que tu para dar conselhos mas digo isto fruto daquilo que já passei.

    Os meus maiores erros aconteciam após ter um red. Um red grande mexe com o nosso psicológico e depois não atacas o mercado com a tua técnica natural mas sim com sentimentos de ir atrás dos prejuízos.

    Será que não estavas com uma stake elevada para aquilo que estavas preparado a perder?

    Eu diria para continuares com a mesma abordagem, baixando um pouco a stake e tentar aprender com o que te aconteceu ontem. Tiveste muitos dias positivos e um dia péssimo, que no futuro vais fazer com que não volte a ser tão péssimo.

    Força aí e bola para a frente, vais ver que daqui a uns dias já recuperaste este dia menos bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor,

      Obrigado desde já pelo teu comentário.

      Na altura foi um misto de sensações, pois vi a banca a diminuir com apenas um jogo, mas já passou e ultrapassei, tentei tirar as coisas boas e más e bola para a frente. Em relação a ter red num jogo, já tive em alguns e continuei nos mesmo, aliás, já consegui virar 2 reds para 2 greens e outro red, consegui diminui-lo, ou seja, até me costumo dar bem, a questão é que este foi muito grande e mexeu comigo, mas fica a lição. (como disseste, um grande red mexe connosco).

      Eu já andava a usar stake de 20€, a questão é que tive um red de 24€ quando faltou a luz e levei com o terceiro golo, e ao andar em lay/back contra o tempo, agravei em mais 1 stake. Os 24€ estava preparado, agora os 40€ é que não, mas já passou.

      Foi o que fiz, continuei com a mesma abordagem, apenas agora a cada jogo selecciono 10% da banca para trabalhar. Tenho sido constante e tive um bom fim de semana. Já está quase recuperado, mais uns dias a trabalhar com disciplina e calma e tudo voltará ao normal.

      Força para ti, Abraço e Bons Greens

      Eliminar
  3. Bom dia Miguel. Eu não sou propriamente mais experiente do que tu. Vejo que já dominas alguns aspectos técnicos muito melhor do que eu. No entanto, gostaria de deixar a minha opinião.
    Eu escolheria, sem sombra de dúvida, a primeira hipótese. Acho que devias continuar a utilizar stakes a rondar 10% da banca. Tens de ter um maior controlo emocional para não apostar mais do que esse valor. No entanto, nunca corres o risco de perder a banca toda. E a longo prazo, quando tiveres mais de 1000€ de banca, irá permitir-te obter mais lucro porque vais poder utilizar stakes de 100€, 200€, 300€, etc.
    No entanto, tudo depende do teu perfil de trader. Se te sentires mais confortável e obtiveres melhores resultados com a gestão de banca como a do Roberto Teixeira, força nisso.
    Acima de tudo, acho que não deves desanimar. Também já tive grandes reds e recuperei. Acho que também devias olhar para outros mercados. Eu também costumo fazer o mercado dos golos. Quando o jogo está morno, consigo tirar uns 10% a 20% da stake.
    Abraço
    Bruno
    PS: Espero que não leves a mal, mas quando escreves "Não fazia trading à dois dias" devias escrever "Não fazia trading há dois dias". Espero que não leves a mal, mas é um erro recorrente.
    Como o Guardiola disse, depois de mamar 4-1 do Wolfsburg, os erros não são maus porque nos ajudam a melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno,

      Obrigado desde já pelo teu comentário.

      De facto segui o que escreves e me aconselhaste, continuei com a mesma abordagem, apenas uma coisa de diferente, a cada jogo selecciono 10% da banca para trabalhar. Tentarei também ter maior controlo emocional, algo que está nos meus objectivos a curto prazo, visto ser muito importante no trading.

      Decidi não experimentar, pelo menos por agora. Continuarei neste registo até ao final da época, se nada de extraordinário se passar. Fiquei desanimado só na Sexta, pois no Sábado já estava no TS todo animado, pronto para os jogos. O mercado dos golos é algo que não domino mesmo, não sei quando entrar, quando sair, estou mesmo a zeros. Mas sim, acredito que se consiga tirar boas rentabilidades. Tenho de começar a olhar para ele quando o jogo está morno, nem que seja só para ver as movimentações do mesmo.

      Abraço e Bons Greens

      P.S.: Claro que não Bruno, antes pelo contrário, Obrigado por corrigires. Eu ainda cometo alguns erros, mas é algo que tenho vindo a melhorar e acredito que o blogue poderá ajudar-me.
      É impossível chegarmos ao sucesso sem errar, se o fizemos, algo está mal.

      Eliminar
  4. Boas miguel.
    É sempre dificíl digerir esses red`s, mas que levantar a cabeça e acreditar no teu valor. Mas sobretudo muito trabalho.
    O aconselhava-te a seguires esta estratégia do david com muito valor: http://davidmarques.net/alavancagem-gestao-de-banca-para-o-sucesso/.
    Eu iniciei ontem um challenge em que tenho k fazer 300 mercados com rentabilidade média de 2% até aos 230 jogos e 1% até aos 300. Da para seguir uma orientação e com uma rentabilidade acessivel.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vitor,

      Obrigado desde já pelo teu comentário.

      Sim, na Sexta foi difícil gerir o red, mas no Sábado acordei e já estava pronto para os jogos e até tive um bom fim de semana. Pensei: em Janeiro também tive algo do gênero, recuperei e tirei boa rentabilidade, vamos lá então!

      Por acaso já tinha lido esse artigo do David, muito bom mesmo, aliás, é um trader que prezo muito, de grande valor mesmo! Por agora irei manter-me com esta abordagem até ao final da época, mas futuramente, se o trading correr bem, espero fazer um challenge desses, pois acho muito interessante e certamente nos faz evoluir.

      Boa Sorte Vitor! Pensa em documentar esse challenge, acho que seria muito interessante e iria acompanhar!

      Abraço e Bons Greens

      Eliminar
  5. Olá Miguel,

    Segue em frente! Na passada 5ª feira também levei um rombo bem grande. O importante é saber parar naquele momento e não deitar tudo a perder. Comecei na 6ª feira ainda mais focado e a seguir a minha disciplina e voltei novamente aos greens e ao saldo semanal positivo. Acabou por ser uma das minhas melhores semanas.

    Lembro-me de no início, e independentemente dos jogos ou mercados, apostar uma % pequena da banca. O objetivo era aprender e não deitar tudo a perder. Com o tempo vais começar a perceber onde deves/podes aumentar a stake.

    Ninguém aprende sem erros e ninguém aprende sem reds.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Obrigado desde já pelo teu comentário.

      Já segui, no Sábado já estava focado novamente e consegui uma boa rentabilidade. O meu erro, foi não parar, pois era inexperiente em andar lay/back contra o tempo e ia agravar o meu red, mas ficou a lição.

      Continuei com a mesma abordagem, só que agora a cada jogo selecciono 10% da banca para trabalhar. Espero continuar no bom caminho, a ganhar experiência e maturidade.

      Concordo contigo, é impossível chegar ao sucesso sem errar, pois é com os erros que aprendemos e melhoramos.

      Abraço e Bons Greens

      Eliminar
  6. boas Miguel. eu tenho por norma abandonar os jogos em q sofro golo,normalmente deixo so uma pequena stake no empate ou um lay "barato" nos unders x.5.e sigo para o próximo jogo.isto pq. os grandes reds condicionam a minha leitura dos próximos jogos. força vais recuperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sergio,

      Obrigado desde já pelo teu comentário.

      Era o que eu devia ter feito, ter abandonado o jogo, pois já tinha um red de 100% da stake, algo considerável. É uma abordagem a explorar o que referiste, pois foi algo que nunca olhei/pensei. Futuramente irei ter isso em conta, aliás, quando estava 2-3, coloquei 3€ em lay e caso desse empate (quase que deu), limpava o red e tinha green de 20€ :)

      Força, Abraço e Bons Greens

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Resumo do Mês: Janeiro

15% da Stake em Green

Um Pequeno Guia Para O Trading